Existem mil teorias sobre o poder estratégico do conhecimento. Na Administração existem vários autores, o meu favorito é Peter Druker, que fala muito bem sobre isto:
“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” Peter Drucker
Antes de qualquer coisa, precisamos entender a diferença entre os conceitos de dados, informação e conhecimento.
DADOS são considerados observações documentadas, podem ser feitas como texto, imagem, figuras e etc. Não é necessária grande interpretação ou interação para gerar o seu valor.
INFORMAÇÃO é o agrupamento, manipulação e organização dos dados de uma maneira que represente algum tipo de mudança, tanto quantitativa quanto qualitativa perante o conhecimento.
CONHECIMENTO é aquilo que foi vivenciado, utilizado ou visto por alguém. É ter experiência, noção ou idéia tendo assim capacidade para interpretar ou modificar algum tipo de informação.
INFORMAÇÃO é o agrupamento, manipulação e organização dos dados de uma maneira que represente algum tipo de mudança, tanto quantitativa quanto qualitativa perante o conhecimento.
CONHECIMENTO é aquilo que foi vivenciado, utilizado ou visto por alguém. É ter experiência, noção ou idéia tendo assim capacidade para interpretar ou modificar algum tipo de informação.
Drucker, nesta frase fala sobre os dados, a informação e o conhecimento. Na qual a informação são os dados que passaram por algum tipo de análise. E o conhecimento são as informações interpretadas, que estas sim, são estratégicas. Por tanto a informação só é estratégica quando utilizada para a tomada de decisão, senão são apenas informações ou ainda dados. A interpretação das informações gera conhecimento, e ele possibilita o crescimento da produtividade, e o desenvolvimento em diversos aspectos.
Por isto, que sempre quando me deparo com um acervo, penso em todo o CONHECIMENTO que ele pode gerar. Não vejo como um depósito de papel! Talves por causa desta visão, decidi abrir a Jurídica - Controle Documental. Não é por acaso, que no site da Jurídica, em "A empresa" o primeiro parágrafo de apresentação seja este:
"(...) a Jurídica – Controle Documental tem uma visão ampliada sobre a aplicação da Gestão Documental
no meio corporativo. Entendemos que a Gestão Documental é uma ferramenta estratégica, valiosa para a
recuperação e gerenciamento da informação, aperfeiçoamento de processos de
trabalho, e desenvolvimento de serviços documentais. Temos como objetivo a
elevação da produtividade e crescimento de nossos clientes".
Eu realmente acredito neste conceito. Vejo a Gestão Documental como uma ferramenta estratégica para a elevação da produtividade e do crescimento.
Arquivos cheios de documentos senão tratados, interpretados, trabalhados, analisados são apenas papéis, que enchem caixas e mais caixas de "arquivo morto" ou dos arquivos de aço. Ocupam grande espaço, tornando-se um peso morto.
Mas, este contexto pode ser mudado, atráves da análise (tratamento da informação) dos dados e informações contidos nos documentos impressos, digitais ou eletrônicos. Não importa o suporte, a informação precisa ser interpretada para gerar conhecimento estratégico.
Você já pensou em transformar seus documentos, fonte de dados e informações, em uma ferramenta estratégica, para um diferencial competitivo?
Pense nisto.
Um grande abraço, Tamara
Eu não tenho a mesma pretensão do Cérebro, mas também acredito no poder do conhecimento.
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